O Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (GJOL) da Universidade Federal da Bahia, está lançando um novo livro sobre o ensino de ciberjornalismo. O Manual de Laboratorio de Jornalismo na Internet (EDUFBA, 2007)  foi organizado pelos professores Marcos Palacios, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, e Beatriz Ribas.

Este manual estrutura e descreve um  programa de exercícios práticos para o ensino do jornalismo na web. Conforme a descrição dos seus autores, estes exercícios se organizam em três parte complementares:

Os exercícios incluídos na Parte I têm objetivos claramente instrumentais: gerar ou aperfeiçoar habilidades no uso de ferramentas e utilitários, geralmente on-line, que são essenciais para tarefas jornalísticas em geral e para a realização de exercícios mais avançados de observação, crítica e reflexão (Partes II e III).

A Parte II é constituída por exercícios que exploram as características básicas do Jornalismo na Internet: Hipertextualidade, Multimidialidade, Interatividade, Personalização, Atualização Contínua, Memória.

Os exercícios na Parte III foram elaborados em torno de diversas práticas e recursos jornalísticos existentes na web.