A partir desta semana o jornal A Tarde, de Salvador (Bahia), passou a publicar em seu Caderno Dez (um suplemento semanal direcionado ao público jovem) uma reportagem em quadrinhos, que conta a história do movimento estudantil na Bahia.
São quatro capítulos que mostram diferentes épocas.
A história começa quando estudantes engravatados foram às ruas pedir para que o Brasil participasse da guerra contra o nazismo, em 1942, passa pela ditadura e termina com a Revolta do Buzu de 2003, quando, com uniformes escolares, pararam o trânsito para protestar contra o aumento da tarifa de ônibus.
A reportagem é resultado do trabalho de conclusão de curso (TCC) dos jornalistas Caio Coutinho, Fábio Franco e Leandro Silveira no curso de jornalismo do Centro Universitário da Bahia [FIB]. O TCC foi apresentado em junho deste ano e orientado pela professora Ana Spannenberg.
Infelizmente A Tarde é um jornal online de conteúdo pago e o material não está disponível para livre acesso online.
Para quem quiser saber mais sobre o tema do hibridismo entre quadrinhos e jornalismo, há disponível na web um texto da Profa. Ana Camilla Negri (UNIMEP- Piracicaba), apresentado na Intercom, em 2003.
Via Blog do Dez