Hoje, dia 03  de junho, vamos iniciar uma tarefa prática no laboratório. A turma estará dividida em dois grupos (ver post anterior em que indicamos quem está em cada grupo) e para complementar as aulas desta semana, temos aqui uma tarefa extra de aprendizagem de fotografia e que pretende criar uma reflexão sobre como e o que fotografar. Assim, acessem o link tratamento-temas e, depois  da leitura do texto indicado,  façam as atividades práticas indicadas abaixo:

ATIVIDADES PRÁTICAS

1- questões:

(a) Ouve-se dizer muitas vezes dizer que a máquina não mente. discuta esta afirmação, dando exemplos que apoiem a sua opinião, e compare a natureza da imagem recebida pela máquina com a recebida pelo olho humano.

(b) Discuta as várias maneiras de obter continuidade ao produzir uma sequência de imagens sobre um dado tema.

2- Análise:

Compare a maneira de retratar uma cidade em cada um dos seguintes fotógrafos: Lee Friedlander, Bruce Davidson e Henri Cartier-Bresson. Em que está mais interessado cada um destes fotógrafos nas suas imagens?

3- Projetos: utilizando uma câmera fotográfica digital (de preferência a que você tem usado com regularidade nos últimos tempos):

(a) Produza uma sequência de retratos (12 no máximo) nos quais os temas apresentem algumas características comuns (por exemplo: tenham a mesma idade, usem óculos, usem uniforme,…). Mostre o fator comum, que une todas as imagens mas sem deixar de apresentar a individualidade de cada pessoa fotografada.

(b) Realize 12 fotografias em preto-e-branco sobre um dos seguintes temas: rodas, portas ou janelas. Analise o conjunto de imagens produzidas e selecione a melhor imagem e amplie-a em formato 20 x 30cm (a imagem deverá ser salva com dimensões de 20,3 x 30,5 cm). Estas imagens serão expostas na FACOM. Entregue ao professor, um CD-ROM com todas as fotografias produzidas e a imagem ampliada à parte, sobre papel fosco, em P&B, no formato indicado.

IMPORTANTE!!!!!

Esta tarefa completa (perguntas, análise e fotografias) deve ser entregue ao professor até o dia 26 de junho, 4a feira.