FOTO&JORNALISMO

Fazer e pensar o fotojornalismo

Cotidiano

Andar pela cidade, observar a paisagem urbana ao seu redor e transformar isso tudo, que é visto e vivido diariamente, cotidianamente, é tarefa das mais complexas. Nossos alunos fizeram este desafio a eles mesmos. Aqui poderemos ver semanalmente imagens da cidade, dos sujeitos que fazem a cada instante esse ambiente urbano. Para isso, cada aluno deve que deixar o olhar acostumado, para retomar o ‘olhar do estrangeiro’.

A cada saída, os alunos devem trazer imagens de uma cidade que se modifica, mas ao mesmo tempo guarda memórias de um passado cultuado e guardado, ora como obras de arte num museu, ora como lixo descartado por não ter mais serventia. Veremos aqui imagens de uma Juiz de Fora moderna e veloz, mas que ainda tem seus carroceiros e suas mulas circulando pelo centro. Acompanhar a vida que vai e vem pelo Parque Halfeld, seus jogadores de dominó do fim de tarde; o movimento comercial pelas ruas e galerias e o bucolismo da periferia, com sua chácaras e granjas. Poderemos ter gente que sai e que volta das fábricas e lojas, até mesmo poderemos ’sentir’ o apito do meio-dia…

IMAGENS DE MAIO:

PERIGO NAS RODOVIAS QUE PASSAM PELA REGIÃO:

Juiz de Fora sempre foi tida como um lugar de passagem. Já era assim nos tempos do Brasil Colônia, quando por aqui passava o caminho novo, e por onde desciam as riquezas das “Minas Geraes”. Assim foi  durante o final do Império, com o fluxo desenvolvimentista em direção aos sertões. A cidade atual fica no cruzamento de várias rodovias, federais e estaduais. Há 170Km do Rio de Janeiro, 270 Km de Belo Horizonte e a 500Km de São Paulo e Vitória, a cidade funciona como pólo de apoio logístico. E isso acaba se traduzindo em um fluxo considerável de automóveis e caminhões circulando intensamente pelas estradas da região. E aí é que começam os problemas…

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A CIDADE, NUM COMEÇO DE OUTONO ——

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IMAGENS DE ABRIL: PARQUE HALFELD, JUIZ DE FORA ——————————

Bianca Casagrande

Bianca Casagrande

Eduardo Vanini

Eduardo Vanini

Eduardo Vanini

Rita Vasconcelos

Mariana Marcial

Isabella Tortoriello

Nathália Becker

Nathália Becker

Regilaine Sobreira

Regilaine Sobreira

Roberta Barreto

Vivian Ribeiro