Com o trabalho do fotojornalista tendo cada vez menos espaço neste atual contexto de crises,  o Prêmio Estação Imagem 2016 coloca o fotojornalismo em debate e levanta várias discussões importantes sobre o tema. A Estação Imagem surgiu em 2007 e é uma associação cultural que tem por foco eventos e projetos ligados, principalmente, à fotografia. Neste ano, está promovendo a sétima edição do Prêmio Estação Imagem, um prêmio internacional de fotojornalismo. A série de eventos começou na noite de ontem (13) e vai rolar até dia 17 de abril, em Viana do Castelo, em Portugal.

estac_a_oimagem2016_vianadocastelo2

 

Na programação, estão incluídas conferências, exposições, exibição de documentários e debates sobre o mercado do livro de fotografia. (Confira a programação completa do prêmio aqui). Segundo o site da associação, o prêmio é aberto à participação de fotojornalistas portugueses ou estrangeiros que residem em Portugal.

Nas últimas realizações, o prêmio abrangia sete categorias, mas este ano foi adicionada uma oitava, a de Fotografia do Ano. No júri, estão o vice-presidente do serviço fotográfico Getty Images, Aidan Sullivan, a diretora de fotografia da Telegraph Magazine, Cheryl Newman, o fotógrafo Laurent Dubois, que trabalha com a Associated Press de Paris, e o fotojornalista João Silva, o qual vivenciou períodos de guerra na África do Sul na época do apartheid para documentar os conflitos do regime.

Um dos trabalhos a serem apresentados no evento é o do fotojornalista Christopher Morris. Em seu projeto “Americanos”, Morris expõe anos de trabalho retratando uma América em crise de valores – como o nacionalismo exacerbado que leva, muitas vezes, ao ódio e à guerra. Morris, que é freelancer e tem trabalhado com a Time, já participou do júri do prêmio, mas neste ano se dedicará ao seu projeto e a uma conferência que realizará no domingo.

1042756
Christopher Morris no Prêmio Estação Imagem 2016. (Reprodução Internet)

 

Serão 190 trabalhos avaliados pelo júri durante toda a semana, mas o momento mais esperado do prêmio acontece no sábado, às 11h30: a cerimônia de entrega dos prêmios. No domingo, o evento é encerrado com a conferência de Morris e com exibição de mais alguns projetos e documentários.